As Ajudas Técnicas são materiais, equipamentos, sistemas que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica da pessoa e permitir o exercício das atividades quotidianas e a participação na sua vida escolar, profissional, cultural e social.
Podem ser utensílios simples – Ajudas Técnicas simples, sem grande complexidade, ou ser Ajudas Técnicas complexas envolvendo alta tecnologia, nomeadamente electrónica, informática ou telemática.
Exemplos de Ajudas Técnicas são:
– Cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas;
– Almofadas anti-escaras, colchões ortopédicos, camas articuladas;
– Materiais e equipamentos para a alimentação (garfos, colheres, pratos, copos adaptados);
– Equipamentos para o vestuário (pinças, ganchos, luvas de protecção, vestuário apropriado);
– Ajudas para a higiene (barras de apoio, assentos de banheira, cadeiras e bancos para o banho, banheiras, material anti-derrapante),
– Auxiliares para a comunicação (canetas adaptadas, computadores, tabelas de comunicação, dispositivos para virar folhas, amplificadores de som, telefones),
– Adaptações para os carros (assentos e almofadas especiais, adaptações personalizadas para entrar e sair do carro, adaptações para os comandos do carro);
– Elevadores de transferência;
– Próteses (sistemas que substituem partes do corpo ausentes);
– Ortóteses (sistemas de correção e posicionamento do corpo).
As Ajudas Técnicas destinam-se às pessoas com deficiência, aos idosos ou pessoas que necessitam de as utilizar de forma temporária ou definitiva e são meios indispensáveis ao bem-estar, autonomia, integração e qualidade de vida destas mesmas pessoas.
Servem para a pessoa posicionar-se correctamente, estabilizar o corpo ou partes do corpo; prevenir e evitar deformidades; facilitar e desencadear o movimento e a realização de tarefas de forma segura; funcionar com menos esforço, dispêndio de energia, com menos dor e maior comodidade.
São colocadas ou utilizadas pelo próprio ou com a ajuda de terceiros (técnicos, familiares) para que a pessoa se torne mais independente e autónoma.
Escolher uma Ajuda Técnica é um processo que deve ser feito de uma forma cuidada, refletida e rigorosa. Estas devem ser seguras, resistentes, duráveis e esteticamente aceitáveis pelo próprio utilizador e familiares.
No Colibri dispomos de técnicos preparados para lhe propor a utilização de uma ajuda técnica e apoiar na escolha do produto mais adequado para si. Na nossa loja pode encontrar algumas das ajudas técnicas já disponíveis!
Abertura em breve
Inscrições abertas com condições especiais até 31 de dezembro de 2022.
Entre em contacto connosco pelo formulário abaixo, por email ou telefone.