Cuide do seu coração!

21 de setembro – Dia Mundial da doença de Alzheimer
21/09/2017
Entrevista Vânia Linhares – Psicóloga
03/10/2017

Cuide do seu coração!

No passado dia 29 de setembro celebrou-se mundialmente o Dia do Coração!
A data é assinalada desde 2000 pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) com o objetivo de lembrar a população que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e em Portugal são responsáveis por 29,5% das mortes.

A maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas se os fatores de risco forem identificados e controlados:

– Colesterol elevado
– Hipertensão arterial
– Excesso de peso e obesidade
– Diabetes Milletus
– Erros alimentares
– Sedentarismo
– Tabagismo
– Consumo excessivo de álcool
– Stress

As doenças cardiovasculares mais frequentes são:

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÉMICO
(vulgarmente designado por AVC ou trombose)

O AVC isquémico resulta de uma interrupção da corrente sanguínea numa área do cérebro, devido à formação de um coágulo, ou deposição, no cérebro, de um êmbolo formado noutro local do corpo.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO
(vulgarmente designado por derrame cerebral)

O AVC hemorrágico resulta da rutura de um vaso sanguíneo, interrompendo o fluxo de sangue em determinada área do cérebro.

ANGINA DE PEITO

A Angina de Peito é o nome dado ao desconforto, ou dor no peito, fruto de um aumento das necessidades ou de uma diminuição do fornecimento de oxigénio ao músculo cardíaco.

ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO
(também conhecido por Ataque Cardíaco)

Ocorre quando uma das artérias coronárias fica subitamente bloqueada por um trombo (coágulo) que priva de oxigénio, e de outros nutrientes, a área do músculo cardíaco que depende do fluxo daquela artéria. As células cardíacas, da área afetada, deixam de estar funcionais e começam, progressivamente, a morrer.

ESTENOSE AÓRTICA

Situação em que existe uma restrição à abertura da válvula aórtica, limitando a saída de sangue para a artéria aorta e para a circulação periférica; pode ser resultado de uma anomalia congénita ou de um processo de calcificação dos folhetos valvulares; embora muitas vezes assintomática, a estenose aórtica pode provocar insuficiência cardíaca, perda de sentidos (síncope) ou angina de peito.

FIBRILHAÇÃO AURICULAR

É uma arritmia que se manifesta por batimentos cardíacos irregulares. Nestes casos pode ocorrer uma espécie de «curto circuito» nas aurículas, que perdem a capacidade de contrair normalmente.

INSUFICIÊNCIA MITRAL

Situação em que a válvula mitral não encerra de forma adequada e leva à deslocação do sangue em sentido inverso quando o coração contrai. A doença pode ser silenciosa durante anos ou manifestar-se com insuficiência cardíaca ou arritmias.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A maioria das doenças cardiovasculares, quando não tratadas de forma adequada, levam à falência do coração e consequente desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca.
A Insuficiência Cardíaca é uma doença terminal, que deve ser diagnosticada e tratada precocemente, para reduzir o risco complicações potencialmente fatais.

O Colibri recomenda muita atenção aos sintomas:

– Falta de ar
– Cansaço
– Dor no peito
– Falta de força nos membros
– Assimetria da face
– Alterações na linguagem
– Palpitações
– Tontura
– Desmaio
– Má circulação