16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Cuidar até ao fim – Cuidados Paliativos
13/10/2017
29 de outubro – Dia Mundial do AVC
30/10/2017

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Todos os anos, a 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação. Nesse dia são dinamizados eventos/ações em mais de 150 países no mundo inteiro, tornando-o num dos dias mais celebrados do calendário nas Nações Unidas.

Desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação adotou um tema diferente a cada ano para destacar as áreas necessárias para a ação e fornecer um objetivo comum, sendo o tema deste ano “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. 

O mundo está em constante movimento. Estamos numa altura em que se está a presenciar uma instabilidade de tal ordem que as pessoas têm sido forçadas a deixar as suas casas ou até mesmo o seu país, deixando por vezes os familiares de mais idade isolados.

Apostar no desenvolvimento rural poderá ser uma das soluções. Pode ser uma forma de criar oportunidades de negócio, uma vez que atualmente o consumo dos alimentos de origem nacional/local está a ser muito valorizado, o que em termos nutricionais é interessante.

Consumir alimentos nacionais e na sua época específica, como no caso dos legumes e da fruta, para além de terem uma melhor relação qualidade-preço, apresentam mais vitaminais e minerais sendo ainda mais saborosos.

De referir que, segundo recomendações internacionais, devemos ingerir 5 porções de frutas e legumes por dia, para garantirmos um aporte suficiente em termos de vitaminas e minerais.

Assim, não só neste dia, mas durante todo o ano, cuide de si e da sua alimentação.