Envelhecer com saúde

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Envelhecer com saúde

Hoje, em todo o mundo, vivemos mais. Atualmente, pela primeira vez na história, a maioria da população tem uma expectativa de vida igual ou superior a 60 anos. Em 2050, a população mundial nessa faixa etária deve chegar a 2000 milhões, um aumento de 900 milhões em relação a 2015.

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.

Todos nós queremos envelhecer, mas em que estado de saúde envelheceremos ou como queremos envelhecer?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), num artigo sobre o envelhecimento da população, salienta que “o envelhecimento saudável começa com hábitos saudáveis em fases mais precoces da vida”, tais hábitos incluem alimentação, atividade física ou exposição a riscos à saúde. Certamente, a partir de uma certa idade, devemos começar a levar em conta certos fatores que poderíamos relativizar antes. Estas são as nossas 10 dicas para prepará-lo para uma velhice saudável
Siga nas nossas dicas para se manter saudável e independente à medida que envelhece.

1.Alimente-se bem
Uma dieta variada e equilibrada é essencial. Frutas e legumes são os nossos melhores aliados. Pelo contrário, alimentos gordurosos e açúcar devem ser ingeridos com moderação.

2.Cuide do seu corpo
Check-ups médicos periódicos são importantes para a manutenção da saúde ideal, bem como para a detecção precoce de irregularidades.

3.Cuide da sua mente
Seja mentalmente ativo, evite situações de stress o máximo possível, ou aprenda a controlá-las em qualquer caso. Tenha uma atitude positiva e otimista em relação à vida.

4.Evite riscos
O abuso do tabaco e do álcool claramente prejudica a sua saúde, reduza o seu consumo ou elimine-o completamente.

5.Continue a aprender
Não perca a sua curiosidade. Leia livros ou revistas, participe em debates ou pode até aprender a usar a internet ou começar a usar as redes sociais.

6.Pratique exercício físico
Realizar atividade física de maneira moderada e constante favorecerá a sua mobilidade a longo prazo. Os passeios diários são uma das melhores atividades, sempre respeitando a capacidade de cada um.

7.Cuide da sua a casa e adapte-a
Da mesma forma que fazemos mudanças em casa com a chegada de um bebê, com a chegada da velhice também devemos fazer pequenas mudanças em casa. Mudar a banheira para um chuveiro ou adaptar as alturas dos aparelhos, como a máquina de lavar roupa, pode prevenir lesões musculares ou risco de quedas

8.Saia de casa
Interaja, mantenha-se informando, conheça novas coisas e expanda o seu círculo social. Visitar museus, ir ao teatro ou sair para jantar fora pode ajudá-lo a ter uma atitude positiva da sua vida.

9.Aceite e aproveite a posição ocupada na família
Aceite a ajuda dos seus filhos, netos e outros familiares e usufrua do seu merecido descanso e aproveite também a oportunidade para fazer o que sempre quis fazer.

10.Aceite o envelhecimento
Seja realista, já não tem mais 20 anos, mas isso não significa que não se pode divertir. A velhice é outro passo na vida em que a experiência e a sabedoria emergem, aceitam este novo papel e tente tirar o máximo proveito dele.

Lembre-se de que nunca é tarde demais para fazer mudanças saudáveis na vida.
Mantenha-se ativo para viver mais e melhor.