Programas
Terapêuticos

 
 
 

Intervenção em grupo

 

Azheimer

A demência surge principalmente com o avançar da idade e é caracterizada por uma diminuição lenta e progressiva da função mental que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade de aprendizam. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, contudo, existem outras patologias a salientar: demência vascular, demência frontotemporal, demência de Corpos de Lewy, entre outras. Este programa dirige-se especificamente a pessoas com um tipo de demência, em fase inicial ou intermédia, e tem como intuito estimular e manter as capacidades cognitivas, funcionais e psicomotoras.

Parkinson

A doença de Parkinson é uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez nos movimentos e articulações, problemas na fala e dificuldades na iniciação dos movimentos. Numa fase avançada da doença, algumas pessoas podem desenvolver demência. Este programa é especificamente para seniores com Parkinson e atua sobretudo nas alterações motoras (postura, marcha e equilíbrio), cognitivas (memória e comunicação) e alterações na funcionalidade (execução de atividades quotidianas).

Corpo e Mente

Uma das maiores adversidades associadas ao envelhecimento é a perda da capacidade funcional e a dependência – como a perda de habilidades ou a dificuldade e até incapacidade de executar funções e atividades do dia-a-dia. Este programa é dirigido a qualquer senior que pretende melhorar a sua qualidade de vida e promove a autonomia, funcionalidade e bem-estar através de atividades que conjugam a motricidade (corpo) e os processos mentais (função cognitiva, afetividade e emoções).

Neuróbica

À medida que se envelhece, as alterações no cérebro podem causar alguma diminuição da memória a curto prazo e da capacidade de aprendizagem. Estas alterações são justificadas pelo avançar da idade e, ao contrário da demência, não afetam as funções normais. Este programa é especialmente dirigido a seniores que queiram prevenir a perda de memória e aumentar a agilidade mental como também se adequa a pessoas que já apresentem problemas de memórias e/ou deterioração cognitiva ligeira.