Programas
Complementares

 
 
 

Realização de sessões ou aulas de grupo, de caráter regular e adaptadas à população sénior, com o objetivo de fomentar o equilíbrio e o bem-estar, nomeadamente yoga, tai-chi, pilates e meditação.

 

Yoga

O yoga pode ser traduzido no equilíbrio entre o corpo e a mente. Na terceira idade, a prática do yoga combate o stress, melhora a qualidade do sono, alonga os músculos, trabalha as articulações e promove a saúde, sendo por isso uma atividade importante na prevenção de problemas que possam afetar o bem-estar. No Colibri, as aulas de yoga são adaptadas à população sénior, na medida em que os exercícios praticados combatem alguns efeitos do envelhecimento. O corpo é trabalhado de uma forma suave, eficaz, equilibrada e ajustada às necessidades de cada um.

Tai-Chi (brevemente disponível)

O Tai Chi é uma arte marcial que harmoniza o corpo e a mente. Os exercícios são suaves, lentos, sequenciais, rítmicos e precisos, desenvolvendo a musculatura e fortalecendo ossos e tendões. É também uma arte terapêutica que proporciona um estado de tranquilidade e bem-estar aos seus praticantes. A prática regular do Tai-Chi é muito benéfica para os seniores porque melhora a flexibilidade dos tendões dá firmeza aos braços e pernas, auxiliando no equilíbrio e, por conseguinte, reduzindo o risco de quedas e fraturas.

Meditação (brevemente disponível)

A meditação é uma prática que não requer esforço físico e através da qual o corpo experimenta um estado de profundo relaxamento duas vezes mais intenso que no período de sono profundo, ficando a mente mais calma e mais desperta, simultaneamente. A prática regular da meditação ajuda a reduzir o stress, contribui para o controlo da ansiedade, promove o bem-estar e a calma interior e ajuda a lidar com problemas e situações desafiadoras. No Colibri, as sessões semanais vão ajudar na prática na meditação em alinhamento com as necessidades de cada pessoa.