Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Demência e Natal – Sugestões para uma época mais feliz

O Colibri, atento a estas dificuldades, elaborou uma lista de recomendações para que todos possam aproveitar os festejos de Natal em família (se possível) e de uma forma mais feliz.

Portrait of two cute old persons having fun and enjoying together at the beach on christmas days

O Natal é por excelência a festa da família.

Contudo, esta quadra festiva pode tornar-se muito complicada e stressante tanto para as pessoas com demência como para os seus cuidadores.

O Colibri, atento a estas dificuldades, elaborou uma lista de recomendações para que todos possam aproveitar os festejos de Natal em família (se possível) e de uma forma mais feliz.

  1. Mantenha as suas tradições familiares

As pessoas com demência beneficiam de um ambiente estável e previsível que privilegie comportamentos automáticos e memórias repetidamente ensaiadas.

  • Seja flexível

Por um lado, tente manter algumas tradições. Por outro, não tenha medo de fazer alterações ao plano habitual se isso ajudar a aliviar a pressão.

  • Adapte o ambiente

É sempre emocionante e agradável decorar a casa com os enfeites típicos desta época natalícia. Contudo, verifique previamente o que pode desencadear confusão na pessoa com Demência e, se necessário, altere o ambiente. No Natal, os enfeites artificiais de mesa, que parecem reais, como frutas, doces e as luzes de Natal cintilantes, podem provocar alguma confusão.

  • Prepare-se e prepare os seus familiares

É fundamental que todos estejam preparados para as exigências destes dias que se avizinham. Previamente informe os familiares mais distantes para aquilo que poderão vir a observar (alterações comportamentais ou cognitivas que surgiram/pioraram desde a última vez que estiveram juntos), para que a sua reação não seja tão inesperada nem negativa.

  • Evite o ruído

Algumas pessoas com demência reagem mal à confusão e ao excesso de estimulação. Sempre que possível mantenha as suas rotinas habituais e certifique-se que existem ocasiões em que não está ativo e rodeado de barulho.

  • É importante ter períodos de descanso e tranquilidade

Assumir demasiadas tarefas ou tentar manter tradições antigas pode aumentar o sentimento de estar oprimido pelas exigências da ocasião. Tenha calma e providencie tempo e espaço durante o dia para descansar e ter momentos de sossego.

  • Recorde histórias e momentos passados

Pode passar agradáveis momentos com o seu familiar com demência, recordando histórias e momentos felizes do passado. Não pergunte «Lembra-se do que aconteceu há uns anos?», mas apenas conte a história e deixe o seu familiar fazer comentários.

  • Troca de presentes

Incentive a pessoa a participar na preparação e entrega dos presentes, de acordo com o seu interesse e capacidades. Em conjunto podem fazer biscoitos e colocá-los em pacotes, embrulhar os presentes e escrever os cartões.

  • Partilhe os cuidados

O cuidador tem que tentar relaxar e usufruir também das celebrações. Para o conseguir peça colaboração aos seus familiares e amigos na tarefa de cuidar e também na organização dos preparativos para a festa.

Estas são apenas algumas sugestões, mas na verdade o que realmente importa é que passem momentos agradáveis juntos, não importa o que será, desde que vos faça sorrir.

Agendar consulta

Selecione data e hora pretendida.
(carece de confirmação)


Artigos relacionados

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.

O que é a doença coronária?

A doença coronária (DC) é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa, nos países mais desenvolvidos. Nos países mais desenvolvidos assumiu a partir da última metade do século passado, proporções epidémicas nas sociedades desenvolvidas.