Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Cuidar de quem cuida

Cuidar de alguém acarreta exigências físicas e emocionais elevadas. À medida que a necessidade de cuidados à pessoa aumenta, vai precisar de despender mais tempo e energia. É importante cuidar de si mesmo, caso contrário irá sentir-se muito desgastado.

elderly lifestyle. Woman taking care of an old man

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, em que o aumento da longevidade é marcado pelo surgimento de doenças crónicas, acompanhado pelo aumento da necessidade de cuidados devido aos maiores níveis de dependência, torna-se preponderante refletir sobre a importância de quem cuida, particularmente dos cuidadores informais (família/amigos).

Cuidar de alguém acarreta exigências físicas e emocionais elevadas. À medida que a necessidade de cuidados à pessoa aumenta, vai precisar de despender mais tempo e energia. É importante cuidar de si mesmo, caso contrário irá sentir-se muito desgastado.

Se já estiver muito cansado, cuidar de alguém torna-se ainda mais difícil e não será fácil continuar a equilibrar as suas necessidades com as da sua família e da pessoa de quem cuida.

Gerir o stress e a sobrecarga

Todas as pessoas têm diferentes formas de gerir o stress. Gerir o stress e a sobrecarga emocional melhora o seu bem-estar e pode ter um impacto positivo no seu papel de cuidador. Por isso, pode ser útil aprender algumas formas para melhor lidar com esta situação.

  • Fazer uma programação consistente das atividades diárias pode facilitar a vida, quando se vive com uma pessoa com Demência;
  • É importante lembrar-se de que o seu familiar não tem determinados comportamentos de propósito e que a doença pode estar a afetar as suas emoções e comportamentos;
  • Tente aprender o máximo possível sobre a(s) doença(s) e incentive os amigos e familiares a fazê-lo também;
  • É importante falar sobre as situações com a família, amigos e outras pessoas que estão numa situação semelhante;
  • Cuide de si mesmo, controle a sua dieta, faça exercício físico regular e mantenha os seus contactos sociais e estilo de vida;
  • Seja realista sobre o que pode esperar de si e reconheça que cuidar de si mesmo é o melhor para todos;
  • Não hesite em pedir ajuda;
  • Sugira formas específicas de os amigos e familiares ajudarem, tais como trazer uma refeição, ajudar com o trabalho doméstico ou ir às compras;
  • Organize pausas regulares para si mesmo. Um amigo ou familiar pode ser capaz de cuidar regularmente da pessoa com Demência, de modo a que possa ter algumas horas livres.
  • Tente conhecer as opções de serviços de prestação de cuidados que existem na sua área de residência;

Agendar consulta

Selecione data e hora pretendida.
(carece de confirmação)


Artigos relacionados

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.

O que é a doença coronária?

A doença coronária (DC) é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa, nos países mais desenvolvidos. Nos países mais desenvolvidos assumiu a partir da última metade do século passado, proporções epidémicas nas sociedades desenvolvidas.