Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Catarina Carvalho

Agendar Consulta

Formação Académica

  • 2011 a 2014 – Licenciatura em Reabilitação Psicomotora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Experiência Profissional

  • 2019 até ao momento – Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora no Centro Colibri
  • 2018 até ao momento – Responsável pelo serviço de Psicomotricidade Centro Clínico Educacional Personalizar
  • 2016 a 2022 – Diretora Técnica e Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora na ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal)
  • 2015 a 2016 – Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora na Casa do Povo de Alqueidão da Serra
  • junho de 2015 a julho 2015 – Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora (pré-estágio) CEDIARA – Centro de Dia de Ribeira de Fráguas

Biografia 

Catarina Carvalho é Psicomotricista, com formação complementar em doenças do movimento e o seu âmbito de atuação tem passado pela reabilitação de adultos/idosos com doenças do movimento, demências e outras doenças neurodegenerativas.

A sua prática clínica baseia-se no cuidado integral da pessoa promovendo não apenas a manutenção das capacidades motoras e cognitivas, mas também a valorização da identidade, da história e da dignidade da pessoa. O facto de considerar o paciente na sua totalidade (eixo motor, cognitivo e afetivo), permite intervenções humanizadas que respeitam a singularidade e as vivências corporais e emocionais de cada um.

A atuação no nosso Centro Clínico visa estimular as funções cognitivas e motoras, a autonomia, a independência, a coordenação, a consciência corporal e postural, a orientação temporal e espacial, bem como promover a autorregulação emocional e potencializar as competências funcionais de cada paciente.

Áreas de diferenciação/interesse

Parkinson, Demências e AVC

Artigos

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.