Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Sara Malheiro

Agendar Consulta

Formação Académica

  • Licenciatura em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real
  • Mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana – Lisboa
  • 2024 – Formação de Psicomotricidade em Meio Aquático
  • 2016 – Formação Inicial em Terapia de Snoezlen 

Experiência Profissional

2024 até ao momento – Psicomotricista no Colibri – Centro Clínico & Cuidados Domiciliários 

2024 – Técnica administrativa. Trofa saúde hospital da trofa 

2019 – Assistente administrativa. Hospital da Luz

2017 a 2018 – Psicomotricista no Jardim Escola João de Deus Estrela 

2017 a 2018 – Psicomotricista no Centro HOW TO – Linda-a-Velha 

2017 – Psicomotricista em modelo HighScope. Escola Raíz 

2016 a 2017 – Psicomotricista Estagiária no Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Casa de Saúde da Idanha 

Malheiro, S. A. S. (2017). Intervenção psicomotora em gerontopsiquiatria na Casa de Saúde da Idanha (Master’s thesis, Universidade de Lisboa (Portugal)). Digital Archive http://hdl.handle.net/10400.5/14079

Biografia

A Sara Malheiro é Psicomotricista Especialista, com Mestrado de Reabilitação Psicomotora na área de Gerontopsiquiatria pela Faculdade de Motricidade Humana.

Atualmente exerce a prática clínica como Psicomotricista, adotando uma abordagem terapêutica que alia a ciência, ao indivíduo como um todo, valorizando a parte cognitiva, emocional e motora. O seu trabalho foca-se na capacitação da pessoa para a sua máxima funcionalidade e autonomia tendo por base a interligação existente entre o corpo e mente, estado emocional e cognitivo, bem como as experiências sociais.

Atualmente, como Psicomotricista exerce a prática clínica no envelhecimento saudável, permitindo uma otimização deste processo, retardando as perdas cognitivas e motoras a ele inerentes. Para além disso, intervém também no envelhecimento patológico, de modo ao idoso recuperar a autonomia possível, no dia a dia, bem como a retardar os avanços da própria doença de modo a promover a qualidade de vida quando a doença se instala.

Artigos

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.