Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Blog

Terapia à distância

O que é? A terapia à distância é desenvolvida através do uso de tecnologias de informação e comunicação como meio de prestar serviços relacionados com saúde quando o prestador e o cliente estão em diferentes localizações físicas. São vários os termos utilizados para descrever esta forma de serviço á distância, tais como: tele reabilitação, tele terapia, tele cuidado, tele medicina e tele prática, entre outros. Como se desenvolve? A terapia à distância pode referir-se a interações síncronas (em tempo real) entre terapeuta e cliente (ex., videoconferência, monitorização remota, interações virtuais usando aplicações (‘‘apps’’) e tecnologias de jogos); e/ou transmissão de dados (ex., vídeo, fotos, documentos, email) assíncronas (isto é, armazenamento e transmissão) pelo prestador do serviço e/ou pelo próprio cliente. E nós, no Centro Colibri, como fazemos? Diariamente, o nosso modelo de atuação sempre foi muito próximo dos nossos clientes e famílias por isso quando a 16 de Março encerramos as nossas instalações a preocupação imediata foi perceber de que …

Burnout – a síndrome do cuidador

As alterações demográficas que se fazem sentir em Portugal, bem como na família, aumento de famílias do tipo nuclear, faz com que quando um dos elementos fica dependente toda a dinâmica familiar sofra alterações. Estas alterações serão tanto maiores quanto maior for a dependência. Quando a família se compromete a cuidar de um familiar, emerge um elemento que vai assumir a responsabilidade inerente ao ato de cuidar, não sendo remunerado para o efeito. Habitualmente os critérios presentes no aparecimento de um cuidador informal são: proximidade parental, afetiva, sentimentos de obrigação, proximidade física, vontade expressa do dependente e o género (preferencialmente mulher). Cuidar pode ser entendido como o ato ou tarefa de zelar pelo bem-estar de alguém, prestando assistência, assumindo a responsabilidade e os encargos inerentes a esse ato. É um processo interativo entre o cuidador e a pessoa cuidada. Orienta-se para o colmatar de necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais da pessoa dependente, assumindo-se uma visão holística da mesma, como um …

Dia dos Avós

Os avós têm um papel fundamental da vida dos seus netos: os mimos, o carinho, a compreensão, a paciência, a partilha de experiências, são a história das diferentes gerações. Celebrar o Dia dos Avós, é celebrar a história, a experiência, a família, a continuidade de uma geração.

O que é a Incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma situação patológica muito mais comum do que imaginamos. Resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina, ou seja, é caraterizada por perdas urinárias involuntárias, que podem ser muito ocasionais e ligeiras, ou perdas mais regulares e graves.

Depressão e o envelhecimento

A Depressão no idoso surge, muitas vezes, de forma inespecífica, estando associada a sintomas diferentes e incaracterísticos. Por esse motivo é frequente que os idosos e os seus cuidadores não reconheçam estes sintomas como doença, atribuindo os mesmos ao processo de envelhecimento. Cerca de 30% da população idosa apresenta algum tipo de perturbação mental, sendo a Depressão uma das mais frequentes. Esta está no entanto ainda muito subdiagnosticada e subtratada.

Diabetes

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora de açúcar no sangue) suficiente, ou quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. O que se traduz num aumento de glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia), que a longo prazo pode provocar diversas complicações no organismo. Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns, Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 e Diabetes Gestacional. A alimentação ocupa um lugar crucial no controlo da diabetes, pelo que é fundamental que o diabético consulte um Nutricionista com vista à prescrição individualizada de uma estratégia alimentar. No entanto, existem recomendações gerais que devem ser tidas em conta para o controlo desta doença:

As quedas nas pessoas mais velhas

As quedas são o acidente mais frequente em pessoas com mais de 65 anos de idade e um fator importante nas limitações de saúde desta faixa etária, devido à alta morbilidade e perda de independência causadas pelas consequências físicas e psicológicas que isso implica.