Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Doí-me o coração!

As doenças do aparelho circulatório, habitualmente associadas a doença coronária, são a principal causa de morte em Portugal, sendo responsáveis por cerca de 1/3 das mortes no nosso país. Numa fase mais precoce da vida, os homens apresentam um maior risco de doença coronária do que as mulheres. No entanto, depois da menopausa o risco …

Old couple in love at the beach

Hoje, dia 14 de Fevereiro, celebra-se o Dia Nacional do Doente Coronário. A data foi instituída pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e este ano é dedicada à temática “Como prevenir o Enfarte do Miocárdio”.

As doenças do aparelho circulatório, habitualmente associadas a doença coronária, são a principal causa de morte em Portugal, sendo responsáveis por cerca de 1/3 das mortes no nosso país. Numa fase mais precoce da vida, os homens apresentam um maior risco de doença coronária do que as mulheres. No entanto, depois da menopausa o risco da mulher acaba por igualar o do homem.

Sabe o que é a doença coronária?

Doença coronária é o termo habitualmente utilizado para descrever a acumulação de depósitos de gordura e de tecido fibroso (placas) no interior das artérias que fornecem sangue ao coração, ou seja, as artérias coronárias. Esta formação de placas nas artérias coronárias é denominada de aterosclerose coronária e pode levar a que estes vasos sanguíneos se tornem significativamente mais estreitos. Em consequência, verifica-se uma diminuição do fornecimento de sangue a determinadas zonas do músculo cardíaco, o que desencadeia um tipo de dor no tórax designado por angina de peito. A aterosclerose pode igualmente conduzir à formação de um coágulo de sangue dentro de uma artéria coronária estreitada.

Como se manifesta?

A doença coronária pode manifestar-se por uma dor torácica passageira, denominada de angina de peito, que resulta de um défice transitório na irrigação do miocárdio, ou por uma situação mais grave, o enfarte de miocárdio, em que o défice de irrigação é mais prologando, resultando daí a necrose ou morte de células musculares cardíacas da região afetada. Por vezes, as lesões provocadas são de tal maneira graves que delas resulta a morte súbita.

Quais são os principais fatores de risco?

Os factores que aumentam o risco de desenvolvimento de uma doença coronária são basicamente os mesmos que aumentam o risco de desenvolvimento da aterosclerose:

  • Nível elevado de colesterol no sangue
  • Nível elevado de colesterol LDL, habitualmente denominado de “colesterol mau”
  • Nível baixo de colesterol HDL, habitualmente denominado de “colesterol bom”
  • Pressão arterial elevada (hipertensão)
  • Diabetes
  • História familiar de doença coronária numa idade precoce
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Inactividade física (uma vida sedentária com prática muito reduzida de exercício físico regular)

Atenção! Procure imediatamente ajuda de emergência se…

Tiver uma dor no peito, mesmo que pense que é demasiado novo para ter problemas cardíacos. Nos doentes cuja dor no peito indica um ataque cardíaco, o tratamento instituído com prontidão pode limitar a lesão do músculo cardíaco.

Nunca deve desperdiçar tempo precioso à espera que a dor no peito desapareça. Cerca de 15% das pessoas que sofrem um ataque cardíaco morrem pouco depois do início dos sintomas torácicos e não chegam ao hospital com vida.

Agendar consulta

Selecione data e hora pretendida.
(carece de confirmação)


Artigos relacionados

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.

O que é a doença coronária?

A doença coronária (DC) é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa, nos países mais desenvolvidos. Nos países mais desenvolvidos assumiu a partir da última metade do século passado, proporções epidémicas nas sociedades desenvolvidas.