Agendar Consulta

Agende de forma fácil e rápida uma consulta no Centro Colibri.
Este agendamento carece de confirmação.


Saúde emocional (com diabetes)

No dia mundial da Diabetes falámos de um problema que ainda não é muito debatido, mas existe – o stress e a saúde emocional das pessoas com Diabetes.

Happy older people

No dia mundial da Diabetes falámos de um problema que ainda não é muito debatido, mas existe – o stress e a saúde emocional das pessoas com Diabetes.

Lidar com as exigências físicas, mentais e emocionais do dia-a-dia pode nem sempre ser uma tarefa fácil.

O stress é uma reação física e mental para o perigo percebido e tem sido comprovado que provoca mudanças nos níveis de glicose do sangue, o que pode ser problemático para pessoas com diabetes.

Como é que o seu corpo reage ao stress?

Quando se sentir sob pressão pode verificar se os seus níveis de glicemia sobem.

Quando está stressado, o seu corpo liberta uma mistura de hormonas. O seu papel é fazer com que esteja preparado para reagir a determinada situação ou emoção, libertando uma grande quantidade de energia armazenada e tornando-a disponível a ser utilizada pelos músculos.

O tipo de stress mais sentido pelas pessoas é o stress mental e não o físico mas, o seu corpo pode não perceber essa diferença. Assim, o stress mental faz com que as suas hormonas bombeiem glicose para o sangue, mesmo que não precise.

Stress e diabetes

As hormonas do stress tendem a aumentar os seus níveis de glicose no sangue, principalmente se tem diabetes tipo 2.

Para a diabetes tipo 1, no entanto, a situação não é tão clara. Para algumas pessoas com diabetes tipo 1, os níveis podem até descer, possivelmente devido a uma mudança na rotina, ou aumento da atividade física.

Manter o stress sob controlo

Às vezes, o stress não pode ser evitado mas, embora possa não ser capaz de viver uma vida livre de stress, há coisas que pode fazer para ajudar a reduzir os seus efeitos.

  1. Identifique o que está a causar o stress

Pare um momento para identificar o que lhe está a causar preocupação. O truque é aceitar que algumas coisas estão fora do nosso controlo e, em seguida, concentre-se nas coisas que pode controlar.

  • Exercício

Fazer mais exercício pode ser uma excelente maneira de reduzir os efeitos do stress. O exercício pode ajudar a abstrair-nos de muitos problemas e as hormonas libertadas pelos corpo durante o exercício (endorfinas), fazem-nos sentir mais felizes.

  • Relaxamento

Existem muitas técnicas de relaxamento. Pode tentar o seguinte: Sente-se por cinco minutos, relaxe e faça algumas respirações profundas e ritmadas ​​– inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca.

  • Entenda de que forma o stress afeta a sua diabetes

Quando faz os seus testes regulares de glicose no sangue, dê uma pontuação de 1 a 5 ao seu nível de stress. Registe o seu nível de stress ao lado do seu resultado de glicose no sangue no seu registo de autocontrolo. Ao longo do tempo, se o stress afectar sua glicose no sangue, vai começar a ver um padrão de níveis que são mais elevados de acordo com o seu nível de stress.

É importante ter em conta que se gerir a sua diabetes está a ser muito difícil, então é importante discutir este assunto com um profissional de saúde. Juntos devem avaliar a situação e tentar encontrar alterações na rotina que podem fazer uma grande diferença.

No Colibri dispomos de aconselhamento e acompanhamento de curto ou longo prazo com um grupo de profissionais de diferentes áreas e com formação especializada que podem ajudá-lo a encarar os problemas que estão na origem do seu stress. Em conjunto, poderemos encontrar formas de melhorar a sua saúde emocional, o que, por sua vez, vai ajudar a gerir eficientemente a sua diabetes.

Agendar consulta

Selecione data e hora pretendida.
(carece de confirmação)


Artigos relacionados

Envelhecer com saúde

O aumento da expectativa de vida oferece oportunidades, não só para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral. Nestes anos adicionais de vida, podemos realizar novas atividades, como educação ao longo da vida, iniciar uma nova profissão ou retornar velhas ocupações. Além disso, os idosos contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, o alcance dessas oportunidades e contribuições depende, em grande parte, de um fator: a saúde.

O que é a doença coronária?

A doença coronária (DC) é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa, nos países mais desenvolvidos. Nos países mais desenvolvidos assumiu a partir da última metade do século passado, proporções epidémicas nas sociedades desenvolvidas.