Em que consiste?
O programa oferece uma abordagem baseada no exercício terapêutico promovendo a condição física, o movimento e a funcionalidade, traduzindo-se num melhor estado de saúde e qualidade de vida
A quem se destina?
O programa destina-se a pessoas autónomas, com ou sem doença neurológica, em fase inicial de doença e/ou com alterações motoras ligeiras, e sem risco de queda.
Outras patologias e condições poderão igualmente beneficiar do exercício clínico, tais como cardiovasculares, respiratórias, músculo-esqueléticas, sedentarismo e envelhecimento.
O que inclui e como funciona?
Inicialmente será feita uma avaliação individual que permitirá conhecer a história clínica e possíveis contraindicações para a prática do exercício.
O programa é desenvolvido por um fisioterapeuta com formação e experiência na prescrição e acompanhamento no treino terapêutico.
Durante as sessões procura-se explorar as capacidades físicas como a mobilidade e estabilidade, força e controlo motor, a postura e o equilíbrio, assim como a capacidade cardiorrespiratória com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, promover a atividade física e bem-estar.
Cada sessão tem a duração de 50-60 minutos e, embora seja um programa que envolve 4 a 6 pessoas, tenciona responder às necessidades individuais de cada um.
A frequência ideal é de 2 sessões por semana, garantindo assim a consistência que promove resultados a longo prazo.
Periodicamente é efetuada reavaliação especifica para acompanhamento e monitorização dos objetivos e resultados terapêuticos
Quais são os principais benefícios?
Prática de exercício de forma segura e orientada clinicamente;
Ganhos de controlo e consciência corporal, postura, estabilidade e coordenação muscular;
Ganhos de equilíbrio e gestão do risco de quedas;
Gestão da condição clínica, da dor e da confiança para o movimento;
Ganhos de resistência, força, tónus muscular e flexibilidade;
Ganhos de funcionalidade, qualidade de vida e bem-estar.







